Ontem, dia 8 de outubro, foi uma data histórica para todos aqueles que lutam pela liberdade e pela integração da América Latina. Há 40 anos, no dia 8 de Outubro de 1967, o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, era preso e executado na Bolívia.
Em vários países do mundo, a memória de "Che será lembrada e reverenciada hoje, com justas e emocionadas homenagens.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, inaugura, no topo do pico andino Águia, um monumento de granito de 2,40 m, onde se poderá ler o trecho do diário de Guevara que faz referência à sua breve passagem pelo país, em 1952, ainda antes de ele virar "Che".
Na Bolívia, comemora-se o Encontro Mundial "Che" Guevara em Vallegrande, um isolado casario de não mais de 10 mil habitantes, no sudeste do país, perto de La Higuera, onde o guerrilheiro foi morto. As atividades incluem uma caminhada na "Rota do Che" - convertida em atração turística-, apresentações teatrais e um campeonato de futebol "Copa del Che". O presidente Evo Morales, que tem um retrato de "Che" feito com folhas de coca em seu gabinete e o citou no discurso de posse, estará presente às solenidades em Vallegrande.
Cuba deu início ontem às homenagens a "Che" Guevara, com um concerto comandado por Silvio Rodríguez e outros músicos latino-americanos. O tributo continua hoje com um ato, na praça da cidade de Santa Clara, onde Guevara liderou sua principal batalha em 1958, e onde estão sepultados seus restos mortais desde 1997. A esposa de Che, Aleida March, e seus quatro filhos; ex-combatentes e moradores de Santa Clara assistirão ao ato central na esplanada do Memorial que leva o nome de Guevara. No teatro da Universidade Central de Villa Clara acontecerá uma virada cultural, encabeçada pelos cantores cubanos Silvio Rodríguez e Vicente Feliú.
No momento em que a direita volta suas baterias para desmoralizar a imagem e a trajetória de "Che" Guevara e outros líderes históricos da esquerda, como fez a revista Veja, em matéria de capa na edição da semana passada, já comentada aqui no blog, junto-me a todos os que na data de hoje rendem suas homenagens à memória do grande líder Ernesto "Che" Guevara que dedicou sua vida para lutar contra a opressão e em defesa da liberdade e da justiça social, e é um exemplo para várias gerações.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
40 anos sem Che
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário